quinta-feira, 5 de abril de 2012

Paris Brest: coroa de massa choux com chantilly e morangos


Acompanhamento: L´Amoureuse by Carla Bruni

Paris Brest é uma sobremesa francesa cuja forma se assemelha a uma roda de bicicleta dado que se tornou popular no ciclismo pelo o seu valor energético, principalmente proveniente do creme original do recheio: o praliné (uma mistura de manteiga, açúcar em pó,café solúvel e caramelo)


Para o aligeirar e porque adoro usar frutos da época, substituo o calórico praliné por chantilly e morangos...bem.... um pouquinho menos calórico!

Ingredientes

Massa choux para a coroa:
2,5 dl de água
75 gr de manteiga
1 casca de 1 limão
sal q.b.
175 gr de farinha
4 a 5 ovos (variável)

Chantilly:
2 pacotes de natas batidas
4 a 5 colheres de sopa rasas de açúcar

250 gr de morangos

Terapia:
Leve a ferver a água, a manteiga, a casca de limão e uma pitada de sal.
Assim que ferver retire a casca  e remova do lume. Junte de uma só vez a farinha, mexendo sempre até que a massa descole dos lados e do fundo do tacho, formando uma bola.
Leve novamente ao lume e,  com a ajuda de uma colher de pau, mexa sempre a massa, em lume mínimo, até que consiga retirar o máximo de água da mesma ( este processo é fundamental para que a massa não baixe no final da cozedura no forno), o que pode demorar cerca de 15 minutos.
Deixar arrefecer até que se deixe de ver vapor a sair da massa.
Coloque-a agora na tigela da batedeira e junte os ovos, UM A UM, só depois de bem absorvido o primeiro é que se junta o próximo.
A quantidade de ovos vai depender do tamanho dos mesmos.
Qual o ponto exacto da massa?
Atinge-se o ponto da massa choux quando levantar os ganchos da batedeira e a massa conseguir se desprender ou cair em forma de pingo dos mesmos ( eu tive que colocar 5 ovos pequenos mas nem sempre é assim!). Pode parecer complexo mas não é.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal, untado com manteiga, e com ajuda de uma saco de pasteleiro, ou manualmente, fazer uma coroa.
Cozer a 220ºC por 45 minutos.
Deixar arrefecer e cortar ao meio.
Para o chantilly, coloque num fervedor "congelado" ( 20 minutos no congelador) as natas e bata as natas até ficarem bem espessas, adicione o açúcar e bata por mais 2 minutos.
Rechear com chantilly e morangos laminados com sumo de limão (para não oxidarem).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...